Pernil de cordeiro

Para 4 pessoas

1 pernil de cordeiro, com aproximadamente 2 quilos, com osso
10 dentes de alho pequenos ou 5 grandes
50 gramas de manteiga
1 colher de sopa de herbes de Provence
Sal e pimenta do reino

1) O pernil de cordeiro tem uma camada muito grossa de gordura em sua superfície. Retire o excesso com uma faca bem afiada ou peça para o açougueiro limpá-lo.
2) Tire a manteiga da geladeira.
3) Descasque os dentes de alho e corte cada um em varias fatias finas no sentido do comprimento.
4) Coloque o pernil em uma assadeira.
5) Pegue uma faca cuja ponta da lâmina tenha mais ou menos 1 cm de largura e faça assim: espete a carne e deixe a lâmina penetrar uns dois centímetros. Não retire a faca; incline-a para o lado e nesta fenda enfie uma lasca de alho. Repita essa operação por toda a superfície do pernil.
6) Quando terminar, coloque a manteiga em uma tigela. Junte a colher de sopa de herbes de provence, 1 colher de chá de sal e 1 colher de café de pimenta do reino moída na hora. Com um garfo misture bem até obter uma pasta.
7) Espalhe essa pasta em todo o pernil.
8) Deixe descansar por meia hora.
9) Passado esse tempo, acenda o forno por uns vinte minutos na temperatura mais alta.
10) Coloque a assadeira com o pernil no forno e diminua a temperatura para média.
11) Deixe assando de uma hora a uma hora e meia.
12) Verifique se está bom, fazendo um pequeno corte na parte mais alta do pernil. Se você gosta de carne de cordeiro mal passada, ela deve estar um pouco sanguinolenta. Se preferir bem passada, a carne deve não deve soltar nenhum líquido quando você fizer o corte.
13) Para preparar o molho que é servido junto, faça assim: retire o pernil da assadeira e coloque sobre uma tábua para fatiar. Leve esta assadeira até o fogão e acenda uma boca. Jogue meio copo de água ou de vinho branco e vá raspando o fundo da assadeira com uma colher de pau. Deixe borbulhar um pouco, até soltar todo o fundo. Coloque esse líquido em uma molheira. Fatie o pernil e sirva.

Obs.:
Herbes de provence: uma mistura de temperos que inclui tomilho, alecrim, louro, sálvia, timo e outros. Encontra-se pronta nos supermercados ou vc pode preparar o seu mix.
A geléia de menta é o acompanhamento típico da carne de cordeiro. Vale a pena experimentar. Uma boa mostarda forte também cai muito bem.

Um comentário:

Alessandra disse...

Enjoei das Herbes e da manteiga... hoje uso muito alho, sal grosso e alecrim fresco. E coloco também um pouco de vinho branco e azeite sobre o cordeiro na hora de assar. Me diz depois qual gostou mais, tá?