Lombo de porco assado

Para 6 pessoas

2 quilos de lombo de porco em uma peça.
2 limões
2 colheres de sopa de azeite
400ml (dois copos) de vinho branco seco
4 folhas de louro - fresco ou seco
1 colher de sopa de cebolinha picada
1 ramo pequeno de alecrim fresco ou 1 colher de chá de alecrim seco
1 cebola grande
4 dentes de alho
Sal e pimenta do reino.
Papel alumínio

1) Corte a cebola em pedaços bem pequenos e descasque e amasse os dentes de alho.
3) Coloque o lombo inteiro em uma vasilha. Atenção: essa bacia ou tigela vai ficar de 8 a 12 horas na sua geladeira, portanto verifique se ela cabe.
4) Coloque sobre o lombo a cebola picada, o alho amassado, o alecrim, a cebolinha, as folhas de louro, as duas colheres de sopa de azeite, o vinho branco, o suco dos dois limões e tempere com uma colher de chá cheia de sal e pimenta do reino.
5) Faça uma bela massagem no lombo (do porco...), esfregando bem todos esses temperos. Cubra a vasilha com filme plástico e leve para a geladeira. Vá cuidar da vida e esqueça do lombo pelas próximas 8 - 12 horas.
6) Passado todo esse tempo, acenda o forno em temperatura alta. Coloque o lombo em uma assadeira com a metade do molho da vinha d’alho (líquido e sólidos). Guarde a outra metade. Cubra a assadeira com uma folha de papel alumínio, fechando bem na lateral e nos cantos para que o molho não evapore. Leve ao fogo e deixe assar por 40 minutos.
7) Passado esse tempo, tire a assadeira do fogão, retire o papel alumínio e jogue fora (com cuidado para não se queimar - use um pano de prato dobrado ou uma luva de pano).
8) Com uma colher, recolha o molho que ficou na assadeira e jogue por cima do lombo. Se não sobrou molho algum, use um pouco da vinha d’alho que ficou guardada.
9) Diminua a temperatura do forno e leve de volta a assadeira com o lombo ao forno.
10) Deixe por mais uns 30 minutos, ficando de olho para: a) que o lombo não queime; b) para que não fique seco. Se todo o molho evaporar, junte mais vinha d’alho.
11) Quando ele estiver douradinho na superfície retire, coloque sobre a tábua de carne e fatie com uma faca bem afiada. Coloque numa travessa.
12) É normal que tenha ficado uma crosta tostada no fundo da assadeira. Para fazer um molho para servir sobre o lombo, faça assim: acenda uma boca do fogão e coloque a assadeira sobre ela. Derrame dentro da assadeira ½ copo de vinho branco. Se você bebeu todo o vinho enquanto preparava o lombo, pode usar água
13) Segure a assadeira sobre a chama com um pano de prato dobrado ou com a luva. Com uma colher de pau, esfregue bem o fundo da assadeira até soltar a crosta. Quando começar a borbulhar, jogue este molho sobre as fatias de lombo - que já estão na travessa - , e sirva.

Obs.:
Lombo assado: Esse prato precisa ficar na vinha d’alho de 8 a 12 horas, portanto ou você começa de manhã, antes de ir para o trabalho, na noite anterior, para servi-lo na hora do almoço do dia seguinte ou então prepare-o aos sábados, domingos, feriados...
Alho amassado: Ou espremido. Se você nem sabe que existe uma coisa chamada “espremedor de alho”, pique os dentes de alho em pedacinhos bem pequenos com a faca. Para tirar o cheiro das mãos depois, esfregue as pontas dos dedos na casca e no bagaço do limão que você vai usar nesta receita.

9 comentários:

Daniel disse...

Show de bola a sua receita !!!!
Mais “mastigada” impossível !
Ate pra quem não sabe cozinhar nada ficou bem claro !
Vou coloca-la em prática na minha churrasqueira a bafo e obviamente fazer as devidas adaptações !!
Parabéns pela narrativa !

Daniel Câmara, Manaus Am

Anônimo disse...

a pessoa que postou esta receita e extremamente ignorante nao tem capacidade nenhuma vai arruma outra coisa pra vc fazer pois pessoa ignorantes como vc nao serve pra isso

Alessandra Porro disse...

Valeu Daniel! Depois me conta! Pena que o anônimo não entendeu nada....analfabetismo funcional deve ser isso....

juliana disse...

Muito boa a receita colega..
Pena é ter sempre um ignorante no meio dos comentários, mas é mesmo assim,(infelizmente),há sempre uns mau amados..
Tudo de bom pra você (dono da receita).
beijinhos!

Romero de Oliveira disse...

Esse tal de "anônimo" deve estar com gozação, pois você tem uma didática incrível. Parabéns Daniel!!

Celia Oliveiea disse...

Show sua receita e gostei da observação sobre o vinho. Vou comprar duas garrafas pois com certeza uma eu vou beber enquanto faço lombo... hehehe. O anônimo não entendeu pq não tem prazer em cozinhar se não saberia que os amantes da boa comida sempre provam dos ingredientes. E quando o prato tem bebida como ingrediente a gente acaba bebendo... kkkk.

Raphael Mamedio disse...

excelente receita. PARABENS!!!
Irei faze-la para um jantar em comemoração ao meu aniversario de casamento. Espero q consiga. kkkk

Nivea Heluey disse...

Gente, amei. Confesso que fiquei preocupada porque me identifiquei demais com o processo (especialmente na parte que sugere a alternativa quando bebe todo o vinho da receita)... Mesmo uma super mulherzinha, amo o jeito macho de ser! Fiquei fanzona. Thanks!

Nivea Heluey disse...

Amei encontrar esse blog. Na verdade sou super mulherzinha, mas amo o jeito macho de ser. No preparo de um lombinho o meu timer deu pau e pirei com o tempo! Como havia bebido todo o vinho da receita e da minha adega, precisei de ajuda e fui procurar uma luz quando achei essa receita linda. Vai ser a próxima, e vou providenciar um timer digno e mais umas garrafinhas extras...