Filés de lombo com páprica

Para 2 pessoas

400 gramas de lombo de porco, cortados pelo comprimento, em filés bem finos
½ litro de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de páprica picante
Sal

1) Coloque os filés em uma tábua e tempere com sal e pimenta do reino.
2) Em uma xícara, coloque a farinha de trigo e a páprica. Mexendo sempre, junte um pouco (mais ou menos ½ xícara) de leite até que toda a farinha se dissolva. Cuidado para não empelotar.
3) Leve uma panela ao fogo baixo com uma colher de sopa de manteiga. Quando ela derreter ( a manteiga, não a panela...) coloque a farinha com a páprica dissolvida e o resto do leite. Fique misturando com a colher de pau, tempere com uma colher de chá de sal e pimenta do reino moída. Você vai ver que o molho vai começar a virar um mingau. Quando estiver grosso, desligue o fogo e tampe.
4) Coloque uma frigideira no fogão e derreta a outra colher de sopa de manteiga.
5) Quando a manteiga estiver bem quente, coloque os filés de lombo e doure bem.
6) Quando estiverem prontos, coloque os filés em uma travessa, jogue o molho em cima e sirva. Vai muito bem com batatas cozidas .

Obs.:
Batatas cozidas: antes de começar a fazer os filés, coloque 4 a 6 batatas para cozinhar, com casca e tudo. Espete com um garfo depois de uns vinte minutos. Se ele entrar com facilidade, tire do fogo, escorra, descasque as batatas na pia, debaixo de água corrente para não queimar as mãos e reserve. Na hora de servir, coloque as batatas inteiras no prato junto com os filés e jogue o molho por cima de tudo.

Nenhum comentário: