Cozido rápido

Para 4 pessoas

1 quilo de patinho ou de peito de boi
4 talos de salsão
1 alho-porro
2 cenouras
2 cebolas
4 batatas
2 colheres de sopa de salsinha picada
Sal e pimenta do reino

1) Corte a carne de oito a dez pedaços grandes. Coloque na panela de pressão cubra com 1 litro de água. Feche a panela e deixe cozinhar por uma hora e meia, em fogo baixo. Se você não possui panela de pressão, coloque a carne numa panelona, com dois litros de água e cozinhe pelo dobro do tempo (3 horas), com a tampa fechada.
2) Lave bem o salsão e corte o talo ao meio.
3) Corte o alho-porro em dois.
4) Raspe a casca das cenouras e corte em dois pedaços.
5) Tire as cascas das cebolas e corte ao meio
6) Descasque as batatas e coloque-as em uma bacia com água (para que não escureçam).
7) Depois de uma hora e meia, abra a panela de pressão com muito cuidado: tire do fogão, leve para dentro da pia, abra a torneira e deixe a água cair sobre a panela por mais ou menos 1 minuto. Levante a válvula que fica no centro da tampa e só abra quando o vapor parar de sair.
8) Tempere a carne e o caldo com uma colher de sobremesa de sal, um pouco de pimenta do reino moída, coloque aí todos os legumes e leve de volta ao fogo. Se não couber tudo na panela de pressão, mude para outra panela. Deixe cozinhar, em fogo baixo, até que as batatas estejam bem macias.
10) Para servir, coloque os pedaços de carne em uma travessa, arrume os legumes em volta e molhe tudo com uma concha do caldo. Na mesa, coloque mostarda forte, mango chutney e pesto . Ofereça o caldo, para acompanhar, em xícaras ou taças para consommé.

Nenhum comentário: