Bifes a milanesa

Para 2 pessoas

4 bifes de alcatra ou coxão mole ou contra filé, cortados bem finos (1 cm no máximo)
2 ovos
1 xícara de chá de farinha de rosca
1 xícara de chá de óleo de milho ou de soja ou de girassol
Sal e pimenta do reino
1 limão
Papel absorvente

1) Os bifes devem ser bem finos. Para afiná-los ainda mais, bata com o martelo de carnes (moderadamente, para não arrebentar a carne) .
2) Quebre os ovos em um prato fundo (jogue as cascas fora), misture bem com o garfo (até que não dê mais para dizer onde está a clara e onde está a gema) e tempere com sal e pimenta.
3) Em outro prato fundo coloque a farinha de rosca.
4) Despeje o óleo em uma frigideira (grande o suficiente para conter o óleo e os bifes) e leve ao fogo.
5) Agora pegue um bife de cada vez e, primeiro o coloque no prato onde está o ovo batido. Deixe que o ovo envolva toda a carne. Retire e deite na farinha de rosca. Primeiro de um lado e depois do outro. Coloque em um prato limpo.
6) Faça isso com todos os bifes, mas fique de olho na frigideira para que o óleo não esquente demais. Se a pouca-prática for muita, apague o fogo e só acenda quando os bifes estiverem empanados.
7) Com cuidado, coloque os bifes - um de cada vez ou os quatro se couber - e deixe fritar até ficarem bem bronzeados. Vire e frite até que os dois lados estejam iguais.
8) Forre com o papel absorvente uma travessa ou um prato e quando os bifes estiverem prontos coloque-os aí. Corte o limão em quatro pedaços e sirva. O limão é para temperar os bifes, na mesa.

Obs.:
Variação: da mesma maneira, prepare abobrinhas e beringelas empanadas. Corte os legumes no sentido do comprimento e proceda da mesma forma, utilizando-os no lugar da carne.
Papel absorvente: não vale lenço de papel ou papel higiênico. Podem ser guardanapos de papel ou papel de saco pão (da padaria) .
Milanesa: Sabe quando você entra no mar e depois rola na areia? A idéia é essa.

Nenhum comentário: